NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE  

LIBRAS

LIBRAS ou Língua Brasileira de Sinais é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade.

Como língua, esta tem todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental linguística de poder e força.

Possui todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demanda de prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua.

Na Língua Brasileira de Sinais de modalidade gesto-visual há uma relação entre o comando dos olhos e a coordenação das mãos, além de possuir regras gramaticais próprias e estrutura sintática, semântica e morfológica.

“A palavra linguagem aplica-se não apenas às línguas portuguesas, inglesas, espanholas, mas a uma série de outros sistemas de comunicação, notação ou cálculo, que são sistemas artificiais e não naturais.”(QUADROS e KARNOPP, 2004)

A LIBRAS tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As Línguas de Sinais não são universais. Sendo assim, cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional.

Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.

São línguas com estruturas gramaticais próprias, não sendo uma língua limitada, pois ao contrário do que muitos pensam, ela não expressa somente informações concretas, mas também transmite, assim como quaisquer outras línguas, ideias abstratas.

Um processo de interpretação de LIBRAS para o Português ou vice-versa, por exemplo, não pode ser feito por pessoas que conheçam simplesmente os sinais soltos; é necessário conhecer toda a estrutura gramatical para que se possa combinar os sinais de modo inteligível.

A Língua Brasileira de Sinais não é, portanto, o português sinalizado.

 

Conheça as configurações de mão, o alfabeto e alguns sinais: